sexta-feira, 15 de abril de 2016

Cardápio: Planejando as refeições!

Como um dos BabySteps, a FlyLady nos pede para organizar um Menu (faça isso no dia Anti-Procrastinação) para uma semana, e anexar ao calendário, ou num outro lugar de fácil visualização.
Mas nós "Rainhas do Lar", sempre tentamos agradar á todos e muitas vezes criamos cardápios meio exageradinhos (hehehe, digo por experiência própria!), e por fim, nos perdemos e desistimos.



Bom, como tem famílias que só jantam em casa, então você deve começar o preparo do jantar, ao sair de casa pela manhã, tirando do congelador o que for cozinhar á noite para que descongele. Outras famílias tem a maravilhosa oportunidade de almoçar e jantar juntos, o que indica que você deve começar o preparo, durante a sua rotina noturna da noite anterior, retirando do congelador o que for preparar para o almoço!
Eu me propus a manter o básico durante a semana, pois facilita muito minha rotina, então eu preferi manter a dupla dinâmica 'Arroz e Feijão', por quase toda a semana, tentei adicionar uma carne, um legume refogado e uma salada, e na minha casa refrigerante só aos fins de semana.
Como meu marido tem alergia á carne de porco e detesta peixe, eu dou preferência pra fazer estas carnes aos sábados, pois ele não almoça em casa.
Sábado á noite, se estamos em casa é a noite dos lanches: hambúrguer, hot dog, lanche frio, o que for da preferência da maioria, e no domingo, costumamos almoçar com a família reunida na casa da Bisa!

O que você deve levar em conta ao planejar o cardápio?
1- FAÇA A LISTA, isso não é negociável! Ninguém merece esquecer o que foi comprar ou comprar muitas outras coisas desnecessárias, e a lista é uma parte importante do seu planejamento financeiro.
2- Dê preferência aos alimentos de época, pois costumam ser mais baratos e frescos.
3- Produtos em 'refil' costumam ser mais em conta, seu bolso agradece!
4- O que a sua família gosta de comer, deve ser sua prioridade, não adianta fazer um cardápio todo colorido e saudável, se na sua casa ninguém esta habituado  a comer assim. Todo hábito deve ser adicionado aos poucos, então relaxe, uma hora seus filhos comerão toda a salada!
5- Cuidado com os excessos pois legumes, frutas e verduras estragam em pouco tempo.

Se mesmo com essas dicas você ainda está tendo dificuldades, eu fiz um exemplo de cardápio para que você possa se inspirar, relembrando que o básico é mais fácil de agradar!

Clique Aqui

Se você tem um cardápio que é um sucesso na sua casa, compartilha aqui com a gente, nós vamos adorar!
Beijos e abraços, até o próximo post, eu sei que você vem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário