quarta-feira, 23 de março de 2016

O que é o Control Journal?

imagem: flylady.net
Oi, Oi!
Eu sabia que você vinha, então hoje, trago ao blog, uma das ferramentas deliciosas do sistema Flylady: o Control Journal!
Para quem está acostumanda(o) com agendas e Planners, com certeza vai tirar de letra montar o Control Journal (CJ), pois ele é meio Agenda, meio Planner!
Eu particularmente, acho que o Control Journal tem tudo á ver com um Planner, a premissa é basicamente a mesma, e o CJ tem aquele charme personalizado dos Planners.
Bom, o papo tá bom, mas vamos ao que a FlyLady diz á respeito, e algumas dicas que ela dá para você iniciar seu CJ.



Construindo seu próprio Control Journal
O Control Jornal é o seu próprio manual pessoal para listar e controlar suas rotinas. Você pode usar um caderno, um fichário, ou até mesmo um bloco de recados, não importa - ele só tem que funcionar para você. Você pode até querer dividi-lo em dois ou mais livros: um para deixar em casa, o outro para levar com você quando ir ás compras, etc. A FlyLady usa um caderno com folhas plástica para que ela possa usar um marcador apagável para verificar os itens concluídos. Ela também usa códigos de cores em cada seção e zonas, para que sejam fáceis de encontrar.
Faça a sua agenda especial para você; pense nisso como uma coisa positiva. A FlyLady tem uma bolsa com zíper para fotos de família. Ela também traz selos, notas em post-it, trocados, clipes de papel, dinheiro, cartões de crédito, carteira de motorista, cartões da biblioteca, etc. na bolsa. Na parte de trás da agenda da FlyLady, ela tem números de telefones do marido em caso de uma emergência e um poema muito especial que seu marido leu para ela.
Você não pode construir um Control Journal durante a noite. Leva um tempo, e mesmo quando você achar que esta feito, você vai ver que você pode mudar suas rotinas de vez em quando para torná-las melhores e mais eficientes. Vá devagar - construa um Control Journal que funciona para você! Estes são 15 passos para ajudar você a construir o seu próprio Control Journal. Trabalhe apenas uma parte de cada vez; eles não precisam necessariamente serem feitos na ordem dada. Trabalho sobre a seção que lhe interessa hoje.
Se a idéia de criar um Control Journal é esmagadora para você, não se preocupe! FlyLady vai te ajudar!



  1. Organizando o Material Necessário
  2. Organização Básica do Conteúdo
  3. Rotina Noturna
  4. Rotina Matinal
  5. Hora Semanal de Abençoar o Lar
  6. Listas de Limpeza Detalhada das Zonas
  7. Lista de Compras
  8. planejamento de cardápio
  9. lembretes diários
  10. lista de compras
  11. Plano semanal básico
  12. Livro de endereços (agenda)
  13. ferramentas de FlyLady
  14. divisores por mês
  15. telefones de emergência


Outras Seções

Quando passaram por estes 15 passos, você pode querer considerar alguns dos seguintes para o seu Control Journal:

Foco Espiritual

Esta é a programação de foco espiritual da FlyLady (ela também tem uma citação especial para cada dia):
    • Domingo - Amor
    • Segunda-feira - Ordem
    • Terça-feira - Felicidade
    • Quarta-feira - Beleza
    • Quinta-feira - Abundância
    • Sexta-feira - Paz
    • Sábado - Saúde


Agenda Semanal

Continue a fazer a agenda focando todos os dias em cima de semanários e foco diário.Esta é a agenda da FlyLady para a semana:
    • Domingo - Renove o seu espírito / dia Família;
    • Segunda-feira - empregos semanais / missões da Zona;
    • Terça-feira - Dia Livre;
    • Quarta-feira - missões da Zona
    • Quinta-feira - Incumbências / dia de supermercado
    • Sexta-feira - Destralhamento / Organizar coisas do Escritório.
    • Sábado - Dia da família


Lista de Virtudes

Você é uma pessoa especial e única. Anote o que a torna única. Pergunte às pessoas próximas a você sobre o que a torna especial. Isso é importante. Sempre que você se sentir para baixo, deprimida, ou quando você apenas não pode fazer nada direito, vá a esta lista e olhe todas as coisas maravilhosas sobre você.


Seção pessoal

Este poderia ser um "arquivo de felicidade" para realizações pessoais, inspirações, elogios, objetivos e sonhos, anotações de revistas, etc. Isto poderia listar lugares que você quer ir, livros ou música que você ama, livros que você deseja ler, livros que você quer escrever. Talvez você queira manter citações especiais ou artigos ou imagens que fazem você rir. Você decide! A FlyLady mantém uma lista de "desejos" (coisas que você realmente gostaria de presente, mas você não vai comprar para si mesmo). Ela disse ao marido que ele tinha permissão para olhar aquela!


Família e amigos

Liste idéias para presentes para essas pessoas especiais, seus tamanhos, cores favoritas, e que eles colecionam. A FlyLady tem uma seção para cada membro da família: sogros, amigos. Ela também lista as correspondência ou notas de agradecimento que ela precisa escrever. E a parte mais importantes: Cartas de amor para seu melhor amigo, seu querido marido. FlyLady escreve quando ela sente a necessidade de dizer-lhe o quanto ela o ama. Em seguida, ela as coloca em seu travesseiro.


Você também pode querer adicionar seções para:

    • Outras listas de compras - presentes para comprar, livros, material de jardim, itens especiais para o lar, etc.
    • Listas de Projetos Especiais - não se esqueça de incluir suas metas mensais!
    • Calendário
    • Professional, membros, trabalho voluntários, etc. - coisas em que pode estar envolvida.
  fonte flylady.net tradução livre por Suzi.


Bom, como vocês puderam perceber, qualquer item que você queira colocar no seu CJ, é válido!
Enquanto você está fazendo os BabySteps, a FlyLady já dá instruções de como iniciar seu CJ, e nós faremos isso juntas(os), aqui no blog.
Você vem pro próximo post? 
Eu sei que você vem! Abraços!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário