sexta-feira, 25 de março de 2016

Limpeza de Emergência.

Quando se inicia no sistema, muitas vezes ficamos afobadas para ter tudo arrumadinho e organizado da noite para o dia, e com isso nos sobrecarregamos e acabamos por desistir.

Com o sistema FlyLady, a proposta é que toda a mudança, seja feita em pequenos passos (babysteps),de maneira gradual, e certamente mais eficiente!
Mas assim como aconteceu comigo (e com muitas de vocês ), a FlyLady percebeu essa necessidade e criou a etapa da Limpeza de Emergência!
Ao iniciar no sistema, você deve se ater aos 31 dias dos Babysteps, sem pular etapas!

Mas a sua casa está num estado meio caótico, e vai receber visitas? É aí que entra a Limpeza de Emergência!
Andou falhando nas Missões e está tudo bagunçado? Limpeza de Emergência!
Está começando no sistema e precisa ver algum resultado? Limpeza de Emergência!

Para fazer a Limpeza de Emergência, você precisará estar vestida e calçada, cabelos arrumados e pelo menos um batonzinho (esses passos são negociáveis!), precisará também de um timer (eu uso o celular no alarme, e ajusto a "soneca" para tocar a cada 15 minutos), boa vontade e foco, porque o tempo será seu aliado!


Você (sempre) começará pela sua cozinha, iniciando por brilhar a pia, ajuste seu timer para 15 minutos e mãos à obra. Pode ser que você acabe antes desse tempo, assim sendo, você começa uma próxima tarefa, como arrumar mesa, ou fazer o declutter no balcão, mas assim que soar o alarme finalizando seus 15 minutos, você dever ir imediatamente para outra tarefa, num outro cômodo, vá para a sala e recolha revistas, sapatos, brinquedos, o que tiver esparramado, e coloque numa cesta ou caixa para depois devolver aos seus respectivos lugares, leve também um saco para já descartar o que for lixo.

Faça a organização por 15 minutos, e somente quando soar o término desse tempo é que você poderá voltar a fazer o que não finalizou na cozinha, ou se tiver finalizado, inicie a organização do banheiro, fazendo a limpezinha rápida de 2 minutos (limpar o espelho, esfregar a pia, limpar o vaso sanitário e passar um pano com desinfetante no chão).
Sendo assim, você trabalhará na Limpeza de Emergência por 45 minutos, e irá parar para descansar por 15. Aí sim, você inicia novamente a contagem, e a cada 45 minutos, descansa 15.
Mas não comece a abrir armários e arrumar gavetas, na Limpeza de Emergência, nós limpamos as superfícies, ou como diz minha avó: "Só onde dá pra ver"! 

Você vai entender as maravilhas dos 15 minutos, e o poder que ele tem no seu lar, e na sua vida!
"Você pode qualquer coisa em 15 minutos" - FlyLady.

Aqui em baixo, tem uma versão em pdf da Limpeza de Emergência da FlyLady, que você pode imprimir e usar como guia, ou pode anexar no seu Control Journal, é só clicar na imagem.


http://i64.tinypic.com/2le78mg.jpg
Limpeza de Emergência para download.


Fonte e imagem de: FlyLady tradução e adaptação livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário